O trabalho na construção civil sempre foi exercido (de forma honrosa, diga-se de passagem) por práticos, pessoas que aprendiam com alguém mais velho e mais experiente, que passavam as técnicas verbalmente, onde muitas vezes o 'pulo do gato' ficava restrito a alguns, visando reservar o mercado.
A figura do engenheiro pouco mudou o quadro, pois este se limita ao trabalho intelectual, não se envolvendo da execução.
Com o crescente aumento do mercado imobiliário, e as exigências urbanísticas cada vez maiores por parte dos governos, a necessidade de profissionalização da mão de obra está caminhando para requisito indispensável.
Não é de hoje que iniciativas pontuais vem ocorrendo, e as construtoras, por falta de outra alternativa, criam seus próprios programas de treinamento, muitas vezes sem técnica nem tecnologia, apenas repetindo o ciclo descrito acima: o mais experiente repassando os 'macetes' para os novatos.
A ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), em parceria com várias marcas de tinta, deu um passo longo para mudar e melhorar esta história, e lançou o programa Pintor Profissional ABRAFATI .
O Programa visa apoiar o crescimento de milhares de profissionais por meio da atualização de conhecimentos, treinamentos para a capacitação e avaliação de pintores de imóveis, em todo território nacional.
No site Pintor Profissional os profissionais que já atuam na área podem se cadastrar, receber treinamento adequado e, o mais importante, receber uma identificação para ele se apresentar quando for pleitear um trabalho, o que, sem dúvida, irá diferenciá-lo dos demais candidatos.
Para quem busca um profissional para contratação, o site disponibiliza um cadastro nacional de profissionais inscritos e qualificados pelo programa.
Através de uma ferramenta de busca bastante simples, você encontra uma lista com nome e telefone para contato de pintores na sua cidade.
Também é possível acessar simuladores de ambiente de diversas marcas de tinta, para ajudar a escolher uma cor adequada a sua obra.
Vale a pena dar uma navegada para conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário