Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

BIOCIDAS ESPECIAIS PARA SUPERFÍCIES HIGIÊNICAS

As algas raramente crescem em superfícies internas devido aos menores graus de umidade e iluminação em comparação com as condições que prevalecem em ambientes externos. Fungos e leveduras ocorrem tipicamente em paredes úmidas dos banheiros e cozinhas domésticos. Recentemente, tem-se dado mais atenção à presença e crescimento de bactérias em superfícies internas pintadas. Embora o crescimento de bactérias sempre tenha sido uma preocupação em hospitais e instalações de processamento de alimentos, aumenta hoje o interesse em superfícies internas pintadas em geral.
Em geral, as práticas tradicionais de higienização e sanitização são muito eficazes no controle de bactérias. Alguns dos vários surtos de doenças geralmente remetem a desvios das boas práticas que deram às bactérias a oportunidade de entrar na cadeia alimentar ou infectar pacientes hospitalizados.
O conservante ideal de película seca de tinta para superfícies internas é eficiente contra bactérias, fungos e leveduras. Também é inodoro, não provoca descoloração e não se perde na lavagem e limpeza da superfície.
Biocidas para inibição do crescimento de microorganismos em Revestimentos.
Estes biocidas apresentam um amplo espectro de atividade em relação a uma grande variedade de bactérias e fungos. São usados como aditivos anti-fungo/anti-alga em revestimentos internos e externos. Esta atividade antibacteriana é conhecida há muito tempo, mas só recentemente ela foi utilizada na proteção de películas contra bactérias.
Lista Parcial do Espectro Antimicrobiano
Bactéria Gram-PositivaBactéria Gram-NegativaFungos
Bacillus cereusEscherichia coliAspergillus niger
Bacillus subtilisKlebsiella pneumoniaeAspergillus versicolor
Enterococcus faeciumProteus vulgarisPenicillium pinophilum
Micrococcus luteusProteus mirabilisPenicillium funiculosum
Staphylococcus aureusPseudomonas aeruginosaCladosporium resinae
Staphylococcus aureus  MRSAPseudomonas syringeCladosporium cladosporiorides
Staphylococcus epidermidisSalmonella choleraesuisAureobasidium pullulans
Streptococcus pyogenesSalmonella typhimuriumStachybotris chartarum
Streptococcus faecaalisSerratia marcescensTrichoderma viride
Streptococcus pneumoniaeShigella sonneiFusarium sp.

O padrão mais utilizado para teste é a norma japonesa JIS Z 2801. Trata-se de um teste quantitativo que requer uma redução mínima de 2 ciclos log da bactéria viável na amostra de superfície para teste em 24 horas.
Os tipos mais comuns de fungos geralmente são usados no teste ASTM D 5590. O Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, enumerou os organismos Cladosporium sp., Penicillium sp., Alternaria alternata e Aspergillus sp. como os quatro fungos mais comuns em ambientes internos. Uma pesquisa foi feita sobre organismos em ambientes internos e se descobriu que os seis mais comuns são Cladosporium sp., Penicillium sp., Alternaria alternata, Aspergillus niger, Aspergillus sp. e Rhodotorula sp. (uma levedura). Al-Doory tabulou 19 levantamentos aleatórios de fungos de ambientes internos para dar suporte às pesquisas acima. Os dois gêneros mais comuns de fungos são Cladosporium sp. e Alternaria. Ambos são agentes antigênicos para muitas pessoas sensíveis a fungos.
Conclusão
Embora as condições dos ambientes internos sejam menos favoráveis ao crescimento de fungos e bactérias que as de ambientes externos, certamente há a necessidade de preservação da película de tinta onde haja pessoas com alergias que possam ser susceptíveis e onde se queira reduzir o risco de infecção.

Paul S. Kappock, R&D Center, Knotter Drive, Cheshire, CT, EUA
Fonte:http://www.annetta.com.br

quinta-feira, 23 de junho de 2016

O Sistema Tintométrico

As tintas são coisa relativamente recente nos hábitos e costumes da sociedade.
Antes da Revolução Industrial as tintas eram coisa rara, reservada para tingir as roupas e objetos dos mais ricos. Aos móveis eram aplicados vernizes naturais ou ceras que não faziam mais do que realçar o brilho, ou mudar o tom. As casas recebiam no máximo cal, mas geralmente apresentavam as cores naturais dos materiais usados.
A industrialização popularizou as tintas, tornando-as mais baratas e acessíveis aos menos abastados, disponibilizando em quantidade e facilidade de aquisição.
Como deixou de ser um produto de alto valor agregado, os fabricantes começaram a investir em diferenciação para ganhar os clientes. Surgiram diferentes tipos de tintas, baseados em vários tipos de resina, as mais variadas aplicações, e a principal característica de uma tinta: A Cor.
A variedade de cores começou a aumentar de forma rápida,
e hoje a gama disponível é simplesmente impossível de ser estimada.
O consumidor já não se contenta com as cores tradicionais, branco, preto, azul, amarelo, vermelho, verde... Buscam-se as nuances entre cada cor, cores exclusivas, casas e objetos com identidade...
Mas, como disponibilizar tantas opções? Primeiro, o espaço físico nas lojas e estoques precisaria ser enorme, e depois, as tintas são compostos orgânicos, tem prazo de validade, longo, é verdade, mas não são eternas.
Então, surgiu o "ovo de Colombo" da indústria de tintas: O Sistema Tintométrico que nada mais é do que ter em estoque as tintas sem pigmento, chamadas bases, e pigmentar na hora da venda, na cor que o cliente quiser.
Com uma dúzia de cores básicas pode-se reproduzir qualquer cor que o consumidor sonhar, processo chamado de Policromia. (vide meu artigo sobre Colorimetria, neste mesmo blog)
Os fabricantes de tintas e corantes investem fortunas, e contratam os melhores profissionais para desenvolver as misturas e encontrar as proporções exatas para reproduzir um número incontável de cores, em diversos tons. Existem homens e mulheres que passam os dias em laboratórios, não fazendo outra coisa, apenas desenvolvendo novas cores e se antecipando a tendências da moda.
São criadas então as palhetas de cores, verdadeiros leques com amostras das cores disponíveis. Estes corantes são dosados em máquinas cuja precisão chega ao absurdo de meia gota. Depois são misturados em batedores giratórios, e pronto, sua tinta está disponível para uso imediato, você não precisa encomendar e buscar outro dia, sai da loja com a sua tinta do jeito e na cor que desejou.
Simples e prático, como devem ser os produtos modernos.

Se o Amigo leitor quiser saber mais sobre o assunto, estou à disposição.

Um Abraço Fraterno
Antonio Canhedo

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Annetta Tintas, uma nova parceria.

Aos Clientes e Amigos, queremos dar a notícia que estamos iniciando parceria com a Annetta Industria Química Ltda, www.annetta.com.br , da qual estaremos fazendo a representação comercial e técnica em Curitiba e região, dando atendimento e suporte, tanto na capital quanto nas cidades vizinhas e no litoral.
A Annetta Industria Química Ltda. é uma empresa brasileira localizada em Ouro Fino, município com cerca de 31 mil habitantes, situado ao sul do estado de Minas Gerais, às margens da Rodovia MG – 290.
Com um parque fabril construído com infraestrutura planejada, a indústria realiza as operações de produção de tintas e revestimentos com eficiência e máximo rendimento, atendendo as normas de segurança criadas para defesa da saúde dos indivíduos e do meio ambiente.
Ao longo dos últimos 12 anos, a Annetta teve um crescimento constante em suas instalações, maquinarias de produção e equipamentos de teste de laboratório e controle, para aumentar sua capacidade produtiva e atingir um excelente nível de qualidade em seus produtos.
Tornou-se marca registrada da empresa colocar como prioridade para o seu crescimento a formação dos profissionais da área química para os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em laboratório, na busca constante de soluções para os desafios da realidade industrial, apresentados diariamente através das solicitações dos clientes ou na adequação das novas tecnologias trazidas desde os polos químicos do primeiro mundo às universidades.  
A Annetta tem como portfólio a produção e comercialização de corantes (dispersões de pigmentos) e Sistemas Tintométricos (máquinas e softwares) para as indústrias e lojas de tintas, uma linha completa de produtos voltados para o segmento decorativo/imobiliário e uma linha de tintas e revestimentos anticorrosivos de alta tecnologia para o mercado de manutenção industrial leve e pesada (Heavy Duty).
Nos últimos anos, a empresa criou uma linha de tintas higiênicas para o mercado hospitalar, com produtos que evitam a proliferação de bactérias e fungos, e cumprem a norma japonesa JIS Z 2801, específica na avaliação desses diferenciais. Essas tintas estão disponíveis atualmente para uso em hospitais, locais públicos, escolas, restaurantes e laboratórios, indústrias alimentícias, de bebidas e farmacêuticas, tornando-se indispensáveis também para residências, evitando a aparição do mofo, tão comum no Brasil devido ao clima quente e à umidade. 

Estamos à disposição,
Antonio José Canhedo
ajcanhedo@outlook.com